A.T: Estudo 10

ESTUDO 10:

FÉ E ATITUDE:

I-        História:  
Da saída do Egito à entrada em Canaã:–  1462 a.C. .a 1422 a.C.  (conforme a datação da bíblia em ordem  cronológica)
Após quarenta anos desde que saiu do Egito, o povo de Israel chega às margens do rio Jordão, divisa com Canaã. E, o povo atravessa o Jordão sob a liderança de Josué.
 
II-    O que é fé:
Em todo o caminhar de Deus com o seu povo, registrado na bíblia, aprendemos muito sobre fé. Mas escolhemos esse momento da história para destacarmos alguns pontos sobre fé.
Desde que recebemos Jesus no nosso coração, o fizemos por fé. Com o nosso coração cremos, e com a boca confessamos Jesus como Senhor. (Romanos 9:9,10)
Sem fé é impossível relacionarmos com Deus. Sem fé é impossível agradar a Deus.  E, fé é um dom. (Efésios 2:8)
A bíblia assim a define: “Fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se vêem”   (Hebreus 11:1)
O que o olhos do povo de Israel podiam ver naquela terra eram guerreiros gigantes; e o que os olhos físicos não podiam ver eram as promessas. Porém, eles seguiram em frente, confiantes no que não se viam. Isso é fé.  Fé que Deus era poderoso e fiel para cumprir o que prometeu, e dar a eles vitória, mesmo diante das impossibilidades.

1.         Raabe- uma história de fé:
Antes de atravessar o Jordão, Josué enviou dois espias à primeira cidade que iam tomar posse em Canaã – Jericó. Os dois homens ficaram na casa de Raabe.
Os moradores daquela terra já tinham ouvido falar do Deus de Israel, poderoso nas batalhas, e estavam aterrorizados.
Raabe acolheu os espias, os protegeu, ajudou-os a fugir quando foram descobertos; e pediu-lhes que poupasse sua vida e de seus familiares, quando Deus lhes entregasse aquela cidade. Ela creu que Deus era acima de todos os deuses de seu povo.   Por essa fé foi salva.
Casou-se com Salmon, um príncipe de Judá, e dela descendeu o rei Davi e Jesus. Foi assim citada na genealogia de Jesus, em Mateus 1:5.  Foi mencionada como exemplo de salvação pela fé, em Hebreus 11:31;  e foi citada também  em Tiago 2:25, como exemplo daquela fé que é acompanhada por boas obras.
Nessa história aprendemos que a fé no Deus verdadeiro tem poder transformador, e que a fé é acompanhada de atitude, por isso Tiago diz que “a fé sem obras é morta.”

2.        Josué – Fé para tomar posse da promessa:
Ler Josué 1:1 a 9
A disposição acompanha a fé.
“Dispõe-te, agora e passa…Todo lugar  que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado. Tão somente sê forte e corajoso.”
Estas palavras foram ditas a Josué, e foram escritas para nós. Para nos ensinar que:
– Precisamos ter fé para assumir tarefas e responsabilidades que o Senhor requer de nós, sabendo que toda capacidade vem dele. Josué 1:9
– Precisamos ter fé para seguir as estratégias de Deus, mesmo sem entender. As estratégias dada por Deus para atacar Jericó foram muito estranhas – os homens armados e os sacerdotes deviam rodear a cidade por sete dias, tocando trombetas, e no sétimo dia gritar, então as muralhas cairiam por terra.   Josué 6
Seguimos a direção de Deus por fé, mesmo que diferente do que pensamos.
–  Fé para tirar os olhos das circunstâncias. Andamos por fé, e não pelo que vemos.

 
III-          A meditação da Palavra de Deus sustenta nossa fé:
Deus chama Josué a meditar no “Livro da Lei” noite e dia.  Josué 1:8. Todas as coisas foram criadas e são sustentadas pela palavra de Deus, inclusive nossa fé.   A fé vem pelo ouvir da Palavra de Deus.      
Salmos 1:2-3        Salmos 119: 50, 71, 105        

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s