Teologia em Atos

A Teologia em Atos dos apóstolos:
Lucas escreveu uma obra em duas partes: Lucas e Atos. Lc 1:1-4e Atos1:1-2
Atos é a 2ª metade de uma obra composta em duas partes.
Atos recapitula os evangelhos, mas aponta para um novo começo. ABRE O LIVRO e percorra:
Do Cap.1 ao 9 trata do povo judeu, ou do que aconteceu ainda nos termos de Jerusalém – Ressurreição – Envio – Ascensão – Descida Espirito Santo – Escolha de Matias – Discurso de Estevão e Pedro- A morte de Estevão – A conversão de Saulo.
A partir do cap 10 aponta para outros povos – Pedro enviado a Cornélio, Paulo e Barnabé enviados em obra missionária a outros povos…
Prossegue contando a história missionária de Paulo até o cap 20, onde ele é preso e levado à Roma. Do 20 ao 28 é Paulo preso em Roma, completando seu ministério.
Lucas escreveu mais perto do final do 1º século -70 a 90(+ou- 30 ou 40 anos após). Lucas não andou com Jesus. Ele foi companheiro de Paulo em várias viagens…cap. 20:13 – “Nós”
Lucas vive com os cristãos da metade para o final do século, e faz uma retrospectiva da origem da igreja, da experiência dos1os. Cristãos. Paulo, nesse momento que Lucas escreveu o livro. Lucas e Atos,estava preso em Roma, onde morreria. Quando os evangelhose atos são escritos todas as cartas de Paulo já estavam escritas e circulavam nas igrejas. A história de Jesus era contada oralmente. Era necessário mostrar aos cristãos a história desde Jesus até aquele momento.(Para que tenhas certeza das coisas que te foram ensinadas- Lc.1:4)
A abordagem de Lucas extrapola os outros 3 evangelhos, Mt. Mc e João escreveram apenas os evangelhos-coma visão da vida de Jesus que implantou o reino e deixou a promessa de voltar para reinar. Lucas escreveu uma obra tendo a outra em mente: Lc.24:47 e At.15
A teologia de Lucas aponta para a vida eclesiástica da igreja, a qual teria um tempo para cumprir sua missão – levar o evangelho até os confins do mudo. Atos é a história de uma missão. É a narrativa de uma expansão cultural…pg 141 – “Teologia do Novo Testamento de L.Howard Marshall”-Vida Nova
Lucas aponta para a continuidade da obra de Cristo em seus discípulos. Ele aponta para uma comunidade de discípulos de Jesus, que se expande rápido, que reparte o pão, reúne periodicamente, que ora, e se organizam. Enfim, há agora uma associação chamada IGREJA. NADA DISSO HÁ NOS EVANGELHOS. Jesus só cita IGREJA em Mt.16:18-“Tu és.., e em Mt.18:17- qdo o irmão pecar…
ATÉ OS EVANGELHOS,A HISTÓRIA ESTÁ RESTRITA AOS JUDEUS(AT) – aos costumes judaicos, às escrituras sagradas(AT)como livros exclusivo dos judeus, JESUS viveu como judeu, cumpriu a lei, ia ao templo…mas Ele disse: é chegada a hora que o Pai procura adoradores que o adorem em espírito…
VARÕES GALILEUS- ascensão.
E Atosliga os evangelhos ( espera eminente da volta de Cristo) à Paulo (que organiza a igreja, o culto, as assembleias, a ideia de corpo…)
Entãoa teologia em Atos é um desenvolvimento dos evangelhos compreendida num grupo de seguidores de Jesus, que acreditavam que ele atuava no meio deles. Ou seja, ELE VIVE. O Messias prometido já veio, e estabeleceu o reino. O batismo é feito em nome dele, as curas são feitas em nome dele…

A ÊNFASE DA PREGAÇÃO DE JESUS – O reino e o convite
A ÊNFASE DA PREGAÇÃO DOS DISCIPULOS:A experiência da salvação, do arrependimento e perdão. Que faremos? Crê no SenhorJesus, o reino está implantado- venha para o reino. A morte de Jesus te resgata do reino das trevas…
A ÊNFASE DA PREGAÇÃO EM ATOS:Ide por todo o mundo – é a missão da igreja
ISSO PARECE “lugar comum”, mas PENSAR NISSO TEOLOGICAMENTE, estudar a bíblia sistematicamente, é o que o s teólogos fazem… o esmerar, o examinar é bíblico. Porque apalavra sempre gera vida – logo gera atitude e prática… Ousar pensar além…

ESTRUTURA DO LIVRO APONTANDO PARA O SEU PROPÓSITO:
1. O mestre foi exaltado e está a destra de Deus.
2. Os discípulos precisam do poder do Espirito Santo para fazer a obra
3. A ênfase é a missão – testemunhar a ressurreição e o poder do evangelho
4. Lugar dos judeus no plano – retrospectiva nos discursos:
Parousia –essa ideia é abandonada , a volta não é pra já. Os que esperavam ver a volta estavam sendo martirizados.
A ênfase de Atos não é a restauração do reino, é a missão.

Parousia: a volta imediata de Jesus
Há dois discursos em Atos – Pedro e de Estevão. Neles vemos um dos propósitos em Atos, que era tirar a dúvida de que o Jesus de Nazaré era de fato o Messias. Atos 2:32-36 e 3:18-21; e 4:10-12; e, 5:30-32(Pedro) e, 7:51-52,56(Estevão)
SUA REJEIÇÃO PELOS JUDEUS, E SUA MORTE TRAZIA A MUITOS A IDEIA DE FRACASSO. ELES PRECISAVAM SUPERAR O “ESCÂNDALO DA CRUZ” – I Co1:23–escândalo(Judeus) e loucura(gregos)
Ver final dos dois discursos – At.5:31- e At.7:58
Há um novo movimento – os fatos vão acontecendo: Filipe(Etíope), Pedro(Cornélio) Paulo e Barnabé(enviados). Os fiéis em Cirene e Chipre falam espontaneamente de Jesus.
NO AT- Moisés, profetas, vinha o Espirito sobre eles. E,agora o Espirito habita no crente, e nisso vemos o reino em expansão, vemos o governo de Deus sobre a Igreja, operando em indivíduos…

ATOS 20:28- Jesus comprou a igreja com seu próprio sangue.

Pesquisa: “Teologia do N Testamento de L. Howard Marshall” – Ed. Vida Nova

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s