Encontrar Significado

O tema do nosso encontro é “Bordando a vida – encontrar significado, ouvir e deixar um legado”.

Porque usamos o verbo “bordar”? O bordado remete à ideia de um risco inicial de onde se quer chegar, e de um trabalho cuidadoso, passo a passo.
E a nossa vida é assim, há uma ideia, há um plano de Deus de onde se quer chegar, e depois há todo um trabalho que vai sendo construído.O nosso viver é um processo de construção no dia a dia. Nesse ir é preciso atitudes, escolhas pensadas; é preciso silenciar e ouvir, perceber significados e deixar um legado.
O que importa não é apenas chegar lá, porque há um lugar pra chegar, mas sobretudo há um jeito de ir, e essa jornada é muito importante.
Hoje, vamos pensar em Encontrar Significado.

“Mantenha os olhos abertos para o Eterno, observem suas obras, sempre atentos aos sinais de sua presença. (Sl 105)

SIGNIFICADO é “Definição”, “Conceito”; e também “Relevância que se dá a algo, apreço, valor, importância”.
Assim, significado está ligado ao que isso quer dizer, e, também, a quanto isso importa.

1. Para encontrar significado precisamos priorizar sempre a vontade de Deus:
Como viver, na prática, a vontade de Deus, cumprindo dia-a-dia o meu chamado?
A bíblia fala da vontade de Deus se referindo a três situações bem diferentes umas das outras:
Decretos: é a decisão de uma autoridade. É um ato soberano.
Se refere às leis da natureza, à volta de Jesus, à morte, à ressurreição, e a coisas já determinadas sobre nossas vidas: “…Cada um de nossos dias escritos e determinados.”(Sl 139); “A sorte se lança no regaço, mas do Senhor procede toda a decisão”(Pv); “O que dizes acontece.”(Isaías).
Quanto aos decretos não adianta resistir, e também não cabe a nós fazer acontecer. Mas crer e descansar.
Preceitos: Diz respeito a uma doutrina, mandamento ou ensinamento.
Os preceitos de Deus são aquilo que está escrito. É a forma como Deus quer que vivamos. É a vontade de Deus que vivamos conforme os seus princípios Quanto à essa vontade de Deus (preceptiva) eu preciso conhecer (lendo a bíblia) e aplicar à minha vida.
Direção: A vontade diretiva de Deus são para coisas específicas, que não está decretado, nem prescrito, como: que curso fazer, cidade  morar, viagens, etc. Quanto à direção a bíblia mostra duas situações: Uma quando nós consultamos a vontade de Deus e esperamos uma palavra (Davi–II Sm 5:19; I Sm 23:4); e, a outra quando planejamos e agimos em fé, atentos à direção do Espírito (Paulo I Co 16:5-9).
Seja esperando ou agindo não podemos perder de vista o propósito. Precisamos ter senso de propósito. Eu sei que pertenço a Deus, o qual tem planos para minha vida. Sei que há um lugar pra mim na história, que começou no coração de Deus, antes mesmo que eu nascesse. Entender isso dá um significado à minha existência, à minha história. Mas sabemos que a história é feita de momentos; então andar alinhados com Deus não é uma decisão para o ano, mas para hoje, para cada momento.

2. Para encontrar significado precisamos atentar para o conteúdo de cada momento vivido:
Ed René no livro Vivendo com propósitos, diz: “Viver com significado é dar conteúdo a cada experiência.” Não há nada pequeno demais que não tenha conteúdo. Ter conteúdo é não ser vazio de significado. Só vamos encontrar significado na nossa história como um todo, quando atribuirmos significado às partes, aos momentos, ao dia-a-dia.
“A vida é cheia de momentos e lugares”. Pensa nos seus lugares: Você tem percebido significado no que você está vivendo nesse tempo? Você tem percebido significado no lugar onde você está? Pensa no lugar que você ocupa na sua família, no seu trabalho, no lugar que você ocupa na igreja de Jesus Cristo. Você tem percebido significado da sua vida nesses lugares?
O desafio é despertar nossa atenção cada dia, cada manhã; é estar presente, vivendo os momentos, percebendo o ali e o hoje, o aqui e agora.
Alguém disse: “Cada situação da vida é irrepetível, então o significado de cada momento é único, e é objeto de descoberta pessoal.”
(psicanalista vienense Viktor Frankl)
E, Ed René diz: “Se você não descobrir o significado daquele momento, você perde, porque os momentos são transitórios, o sentido irá embora para sempre.”
Precisamos estar atentas para perceber o significado das coisas pequeninas.
Se não ficarmos atentas aos momentos vamos perder muitas preciosas oportunidades. Quem tem senso de propósito não vive distraída. Buscando significado vamos vivenciar as coisas com mais profundidade, tirando dali lições e histórias que podem ser repartidas. Deus disse aos filhos de Israel que tirassem doze pedras do Jordão, onde atravessaram, para que eles tivessem uma história para contar quando seus filhos perguntassem: “O que significa isso?”

3. Pare de correr atrás do vento:
A Palavra de Deus nos convida, em Provérbios, a buscar por entendimento, por significado, e ressalta que essa busca deve ser feita de tal forma como se procura tesouros escondidos. E diz ainda que viver com compreensão vale mais que pérolas e ouro. Nós sabemos que aquilo que é precioso não se encontra na superficialidade. Para encontrar significado é preciso disposição de ir além. Porque viver voltadas para a busca de significado é uma escolha, uma decisão, que requer esforço, atitude, é preciso disciplina.
O termo “Encontrar significado” no tema do nosso Encontro é bíblico, é um chamado à andar na luz, alinhados com o Espírito Santo, que é nosso companheiro, que nos instrui, que vivencia conosco nossos momentos. Por isso, em Provérbios, Salomão nos chama a atenção para a preciosidade disso.
Salomão em Eclesiastes diz: “Apliquei o coração a compreender o sentido da vida, e a perceber o significado de tudo o que acontece debaixo do sol.” Nessa busca de significado Salomão percebe o que vale a pena e o que não vale. Discerne as coisas de valor transitório e as de valor eterno. Percebe o que de fato é relevante e o que é correr atrás do vento. Eclesiastes nos leva a refletir naquilo que temos investido tempo, dinheiro, criatividade; a refletir se as obras que produzimos na nossa correria tem sido apenas palha que o fogo queima ou coisas que permanecem. Nesse processo de “bordar a vida” o que importa é “que tipo de pessoa temos nos tornado”.
A conclusão é:
– Lembra-te do teu Criador
– Andem juntos, porque é melhor serem dois do que um.
– Afasta do teu coração o desgosto e alegre-se no fruto do seu trabalho, Isso em Deus, porque ele diz: “Vi que nada há melhor para o homem do que comer, beber e fazer com sua alma goze o bem do seu trabalho. Porém, vi também que isso vem da mão de Deus, pois apartados desse quem pode comer e quem pode alegrar-se? … e por fim:
– De tudo o que se tem ouvido a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos.

Dione Mendes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s