Ouvir

Quem sou eu? De onde eu venho? Porque estou aqui? O que posso eu fazer? Para onde estou indo?
“Quem sou eu” é uma pergunta sobre minha identidade.
“De onde eu venho” é uma pergunta sobre minha fonte.
“Porque estou aqui” é uma pergunta sobre meu propósito.
“O que posso eu fazer” é uma pergunta sobre meu potencial.
“Para onde estou indo” é uma pergunta sobre meu destino.
Se eu não sei quem eu sou, quem é minha fonte, qual é o propósito da minha vida, qual é o meu potencial e qual é o meu destino, a minha vida não tem sentido, não tem propósito.
Em Provérbios 19:21 Salomão nos ensina: “Muitos são os planos no coração do homem, mas o desígnio (propósito) do Senhor prevalecera”.
Em outras palavras ele está nos dizendo o que Deus pensa:” Você tem muitas ideias sobre sua vida, mas Eu tenho um propósito”.
Aqui aprendemos três coisas:

  1. O propósito é mais importante que os planos – antes de fazer planos consulte a mim sobre meus propósitos;
  2. O propósito é mais poderoso que os planos – o meu propósito prevalece, frusta os planos;
  3. O propósito vem antes dos planos – o meu propósito foi estabelecido antes dos seus planos. Meu propósito é prioridade.

Mas o que é propósito? É o intento original, a razão pela qual foi criado, o resultado desejado. Deus estabeleceu o seu propósito antes de você existir.
Em Isaías 46:9, o profeta nos lembra a palavra do Senhor:  “Lembrem-se das coisas passadas, desde o início faço conhecido o fim antes de começar”.
Qual é o propósito da sua vida?
Para termos a vida abundante que Cristo conquistou para nós, é imprescindível conhecermos o propósito de Deus para as nossas vidas. Quando tenho consciência do propósito de Deus na minha vida, sou livre para tomar decisões e também sou responsável por elas.

Joana D’arc Faria

Abaixo apresentamos um programa de leitura bíblica, do livro “Leiamos a Bíblia” de Carlos José Hernández.

LEIAMOS A BÍBLIA

Só há uma caminho que nos leva ao conhecimento da vontade de Deus: “a transformação do nosso ser”. Romanos 12:1-2
Somos transformados pela ação do Espírito Santo, por meio do nosso encontro diário com a Palavra de Deus.
Por isso estamos apresentando um programa de leitura diária da Palavra, propondo uma liturgia pessoal, um espaço aberto para que Deus fale e fale o que Ele quiser, isto é, fale algo que não pensamos nem imaginamos.

A BÍBLIA EM QUATRO ANOS
O programa foi elaborado com uma quantidade reduzida de leitura. A proposta é que se destine uma média de 20 minutos diários entre leitura, reflexão e oração.
Na leitura de todos os livros, encontramos o sentido completo da iniciativa da Graça.

SENSÍVEIS AO DESEJO DA ALMA:
Este programa enfatiza a importância da “atitude” que desenvolvemos em nosso encontro diário com a Palavra de Deus. Ele propõe gerar uma disciplina, isto é, uma disposição que determine a criação de um hábito.

NOSSA VERDADEIRA IDENTIDADE, NUM ENCONTRO QUE TRANSFORMA:
O encontro diário com Deus durante a leitura de sua palavra, sob a atenta direção do Espírito Santo, transforma todo nosso ser, muda a nossa maneira de pensar, agir e sentir, e gera novas imagens que, por sua vez, configuram novas idéias, desejos, orientações, bem como nossa capacidade reflexiva.

UMA TAREFA MENSAL:
O processo é feito através de anotações diárias e de uma tarefa mensal que organiza as percepções desse “olhar para dentro”.

ELEMENTOS BÁSICOS DA HORA DEVOCIONAL:
1- Lugar e tempo: exclusivos que assegure intimidade com Deus. Nossa intenção é convidar o Senhor a estar conosco e nos dizer a Sua Palavra.
2- Uma bíblia que poderemos sublinhar , apor símbolos e marcas que nos ajudem a memorizar os trechos da leitura que nos tocarem pessoalmente.
3- Caderno e lápis para anotar o processo de transformação que se produz em nós diariamente pelo encontro com Deus. Anotaremos a data e, deste modo, teremos um registro de como o Espírito Santo nos está transformando diariamente, e de que modo nos tornamos conscientes dessa intervenção. As anotações estimulam a lembrança de decisões que tomamos a partir da ressonância produzida em nós por determinado texto, e ajudam a manter-nos firmes em nossas responsabilidades.

DOIS MODOS DE COMPARTILHAR AS EXPERIÊNCIAS DE TRANSFORMAÇÃO
1- Através de encontros semanais de duplas para que possam compartilhar os materiais escritos e suas experiências de transformação;
2- Através de encontros anuais. Nesses encontros, o tema fundamental será a devoção bíblica diária. Atividade que intentará uma forma de busca da presença de Deus e uma expressão de nosso interesse em nos fazer concientes do processo de transformação que se produz em nós.

BUSCA DA PRESENÇA DE DEUS:
1- A data – a leitura diária está preparada de modo a que em quatro anos a mesma passagem possa ser lida novamente no mesmo dia;
2- Os parênteses – são colocados para que se possa registrar a data em que a leitura foi feita. Se, por alguma razão, não se pôde ler a passagem bíblica do dia, ficará para uma oportunidade extra, à parte da porção diária;
3- A passagem – o guia foi elaborado alternando passagens do Antigo e Novo Testamento. Procurou-se dedicar um tempo maior a textos cuja riqueza permite organizar nossas vidas;
4- As notas – são frases curtas, cujo propósito é desenvolver em nós atitudes para a devoção. Não são comentários, mas procuram despertar iniciativas criativas em nosso encontro diário com o Senhor;
5- As avaliações – a cada semestre, os livros lidos são avaliados, assim como as tarefas do mês.

APRENDENDO A DESENVOLVER OS SENTIDOS DA ALMA
Em Jesus, Deus nos transportou para o seu Reino. Nossa identidade como cidadãos do Reino de Deus exige um processo de transformação.
Nesse processo, é fundamental aprender a ver e a ouvir através da fé (aquilo que chamamos de “sentidos da alma ou do coração”).
A leitura da Palavra, no tempo que separamos, é uma das atividades centrais para o desenvolvimento desse processo.
Atraídos pela Graça, somos conduzidos à presença de Deus pela necessidade que emerge de nossas dores, contradições, doenças, paixões, alegrias, êxtases, crises etc. Tudo passa a ter valor na “Tenda do Encontro”.

A REALIDADE INVISÍVEL E INAUDÍVEL
Um modo de aprendizagem nessa realidade invisível é manter-se em silêncio e em estado de solitude(uma atitude voluntária de estar só com Deus).
A busca da solitude é para nós cristãos sinônimo de paz. Ela é disponibilizada a todos através do relacionamento com Deus.
Quando falamos dessa atitude, queremos salientar que a busca de uma vida de discipulado é entender que Cristo oferece para nós um caminho simples e profundo de vida, e o retiro para a conversa a sós com Jesus faz parte dessa longa caminhada.

O TRIVIAL DIÁRIO
Na devocional diária, nossa vida cotidiana adquire sentido: o lar, o trabalho, os amigos, as contradições, as alegrias, os sonhos e a importância de nossa de nossa vida interior, a vida do coração.
Anotando o que acontece quando começamos a sentir o coração, podemos aprender a discriminar os acontecimentos. Nos acamodamos de tal modo e há tanto tempo com a idéia de que tudo permanece igual, que aprendemos a não cuidar de nossa interioridade; desenvolvemos uma crescente falta de discernimento em relação às coisas simples e puras.

O ESPÍRITO SANTO, UMA PRESENÇA ATUANTE EM NOSSAS VIDAS
A transformação que o Espírito Santo provoca em nós é, na maioria das vezes, gradual e silenciosa, como a fermento que leveda toda a massa.
Podemos saboreá-la quando descobrimos que estamos mais pacientes, mais tolerantes, mas perdoadores, mais abertos, mais humildes e, particularmente, quando nossa consciência de pecado se torna mais perceptível.

TORNANDO CONSCIENTE O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO
A devocional pretende dar continuidade ao processo de transformação, tornando conscientes as áreas de nossa personalidade onde as mudanças acontecem(sentimentos, relações, expectativas, consagrações, iniciativas etc.) bem como as áreas que resistem ao processo de transformação (rancor, violência, obsessões, fantasias, rigidez, etc.)
Do livro “Leiamos a Bíblia” de Carlos José Hernández

por Joana D’arc Faria

Roteiro de leitura (a publicar)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s