Vivendo a vida com um sentido

(Palavra ministrada no acampamento de jovens da Igreja Ramo Frutífero em Dez/13)
Eu sou grata a Deus pela honra deste convite. Nós só ousamos atender a um convite de entregar uma palavra de Deus, porque nós cremos em um Deus que fala, que ensina, e que nos envia a ensinar uns aos outros e a repartir dele; a repartir o que dele temos recebido. A bíblia fala que “nada temos que dele não tenhamos recebido”. E, assim eu quero partilhar com vocês o que Deus tem ministrado ao meu coração.
O tema proposto é: “ Uma vida prática consistente com Deus”… eu fiquei pensando: O que é uma vida consistente com Deus?
Será uma vida devocional certinha , com muita oração, palavra, igreja, que se esforça no cumprimento das leis? Será uma vida bem religiosa? Sabemos que foi isso que Jesus encontrou nos fariseus, os homens religiosos de sua época, e Ele os chamou de hipócritas, sepulcros caiados, porque cumpriam rigorosamente as leis, mas não amavam, não se davam aos outros, não se importavam com as pessoas. Uma existência inútil, porque não repartia suas próprias vidas, gerando vida.
Uma vida de fato com Deus envolve relacionamento, profundidade, valores eternos, envolve sobretudo uma vida que tem um propósito.
Nós vamos meditar um pouco em três princípios que regem uma vida com um propósito:
Isaías 55:6-11 – Aqui fala de pensamentos, projetos e caminhos altos. Fala que a palavra que sai da boca de Deus faz acontecer, e faz acontecer aquilo que apraz a Ele.
1º. A PALAVRA DE DEUS FUNDAMENTA O PROPÓSITO:
Nós conhecemos a Deus por causa de uma palavra revelada no nosso coração. Essa palavra nos levou a saber quem somos, a quem pertencemos, a quem servimos. Por causa de uma palavra que saiu da boca de Deus viemos à existência. Por essa mesma palavra, que é o Verbo que se fez carne, nós nos tornamos filhos de Deus, a fim de vivermos uma vida que faça diferença, uma vida que tem um sentido.
Bom, você como um jovem, um adolescente, com tantos sonhos e planos, pode estar pensando: uma vida com propósito só prá Deus? Será que tenho que abrir mão da tão sonhada profissão, e ser um pastor, um missionário? Para cada um Deus tem um chamado, uma história.
Vamos pensar em dois homens da bíblia, que viveram voltados para o cumprimento do propósito de Deus, e que tiveram um tipo de vida tão diferente um do outro- Abraão e Paulo.
• Abraão viveu voltado para a família – tinha servos, ovelhas, propriedades, comprava e vendia; mas ele tinha um palavra empenhada de Deus no seu coração, e sabia que sua vida tinha um propósito. Ele ensinava seus filhos, os filhos de seus filhos, para que ensinassem para as próximas gerações, que havia um Deus único, vivo, em meio a um mundo idólatra.
• Paulo – quão diferente foi sua experiência de vida. Ele não tinha residência própria, sua família era a igreja, com muitos filhos espirituais. Mas, os dois, Abraão e Paulo, pertenciam ao mesmo Deus, e se firmavam numa palavra, num chamado. E foi esta consciência de pertencer , e o profundo senso de propósito que eles tinham que os mantiveram no foco, não os deixando voltar atrás.
Então cada um de vocês tem uma história, um caminho a percorrer. Deus vai te levar a viver e a fazer coisas usando seu próprio modo de ser, que é sagrado, que é único, porque é obra de Deus. Você será sustentado e guiado por uma palavra empenhada por Deus a seu respeito.

2º. CAMINHANDO COM DEUS, ALINHADOS À SUA VONTADE
A bíblia fala que “Deus é quem efetua em nós e seu querer e o realizar, conforme sua boa vontade.” Então não cabe a nós o peso de descobrirmos os detalhes do amanhã, e tentar cumprir a qualquer preço. É no caminhar, no dia-a-dia que Deus vai conduzindo nossa vida. Não somos nós que projetamos e planejamos toda a nossa história de forma a termos uma existência com significado. O que Deus requer de nós é uma entrega confiante, deixando Deus nos alinhar com a vontade dele; e uma constante disposição em obedecer, consagrando cada escolha a Ele.
Neste caminho experimentamos muitos ganhos e perdas. As perdas, muitas vezes, nos deixam confusos, queixosos e em crise. Mas Deus não se perturba, nem muda diante de nossas confusões, não se enraivece com nossas dúvidas e temores. Ele nos chama de volta ao centro. Deus é muito bondoso e misericordioso. Há um chamado desses em provérbios que me emociona. Com tanta doçura, ele diz: “Dá-me, filho meu o teu coração, e os teus olhos se agradem dos meus caminhos.”
Neste caminhar muitas coisas vem nos embaraçar, nos tirar o foco. Diante de tantas escolhas a fazer, há muitas propostas, ideias, e há muitas vozes dizendo que você não é, e que você não pode fazer. E em meio a tanto barulho precisamos aquietar e ouvir de Deus.
Há um lugar como filhos, onde devemos sempre estar – esse lugar é na presença do Pai. Aqui no nosso íntimo, no lugar em que Deus escolheu habitar, pelo Espírito, ali Ele fala.
É preciso aquietar, silenciar a alma, para ouvir a voz pela qual devemos ser guiados.

3º. VIVER UMA HISTÓRIA COM DEUS GERANDO FRUTOS PARA A ETERNIDADE:
Uma vida alicerçada na Palavra de Deus, em entrega e obediência, alinhada à vontade dEle será uma vida que gera frutos para a eternidade.
Em Dt.30 Deus diz: “ Eu te proponho, hoje, a vida….se andares nos meus caminhos…viverás e multiplicarás. Você quer apenas viver, ou viver e multiplicar? Vivemos em uma época de muito individualismo, de valores se deteriorando, e relacionamentos cada vez mais superficiais. Às vezes temos milhares de amizades virtuais, mas quantos são de fato nossos amigos? Em meio a tantas conversas e aparente movimento, tem muitas pessoas sozinhas, desamparadas. Você pode fazer diferença, investindo em vidas, em amizades verdadeiras, honrando as pessoas.
Um dos propósitos da vida de vocês, jovens de hoje, é cuidar das gerações. A geração de seus pais, de seus avós vai passar, e já está passando. Abraão, Isaque , Jacó focaram nas gerações para que os princípios de Deus fossem perpetuados.
Aprenda a Palavra para inculcar os valores do Reino de Deus em seus filhos, e estes aos filhos depois deles. Não perca a essência do Evangelho de Jesus Cristo. Porque muitos por aí tem apresentado um evangelho fora da Palavra, um evangelho sem cruz, sem arrependimento. Muitas heresias têm surgido quanto ao valor da bíblia como palavra de Deus. Muitos valores do reino de Deus quanto à a família, quanto a uma vida pura, tem sido ridicularizado. As coisas sagradas têm sido pisadas. É um desafio ser discípulo de Jesus nessa sociedade pós-moderna, ser cidadão do reino de Deus vivendo nessa terra. Mas Deus te chama a fazer diferença neste tempo. Não tenha medo de ser diferente. Não se misture com os valores corrompidos deste mundo, porque no final são caminhos de morte.
Que Deus coloque no seu coração um desejo autêntico de querer profundamente passar por esta vida cumprindo o propósito a que veio, gerando filhos para Deus, deixando frutos de valor eterno, frutos para as gerações seguintes.
Para isso nunca canse de atender, A CADA DIA, a voz que te chama: “Dá-me filho meu o teu coração, e os teus olhos se agradem dos meus caminhos.”
Dione Mendes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s