A.T: Estudo 5

ESTUDO 05:

 ADÃO E CRISTO:

I-   Sacrifício Substitutivo: 
No estudo anterior vimos a deplorável condição do homem por causa do pecado, sua incapacidade de agradar a Deus e sua impossibilidade de relacionar com Ele.
Deus criou o homem para relacionar com Ele, e lhe deu uma ordem.
O homem deve a Deus a guarda dos seus mandamentos (a palavra “deve” vem de dívida).  Todo pecado cometido é contração de uma dívida.  Incapaz de pagá-la, a única esperança do homem é ser perdoado, ou seja, obter a remissão da dívida.
Conforme Romanos 6:23;  “O salário do pecado é a morte…”  Logo, alguém teria que morrer. Por isso Jesus se sacrificou em nosso lugar. Romanos 5:8 – “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.”
Assim Deus preparou o “Sacrifício Substitutivo”.   O sacrifício fala do juízo sobre o pecado, que não poderia ficar impune. Então, o “sacrifício” satisfaz a justiça de Deus.   E, o “substitutivo” mostra o grande amor de Deus.
 
II-    Os efeitos da obra de Adão e da obra de Cristo:
Ler Romanos 5:15, 17 e 18.
Estes versículos fazem um contraste com os efeitos da escolha de Adão e os efeitos da obra  de Cristo.
 “Pois assim como, por uma só ofensa (Adão), veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça (morte de Cristo), veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida.”     Rm 5:18
 Os efeitos da escolha de Adão recaíram sobre toda a raça, e da mesma maneira os efeitos da obra de Cristo caem sobre todos aqueles que crêem.  Se há os efeitos benéficos da obra de um só, Jesus Cristo, é porque houve os efeitos negativos da obra de um só, Adão.
 
III-    A escravidão e a  graça:  Ler Romanos  6:17 a 23
Pela fé no sacrifício de Jesus na cruz deixamos de ser servos do pecado, e passamos a ser servos da justiça, filhos de Deus. Uma vez libertos da escravidão do pecado, por sua graça, Deus nos traz de volta à presença e à dependência dele. Ele nos capacita a  vencer a tentação, e nos chama à santificação.
 Em Adão e Cristo se explica a história espiritual do homem diante de Deus:
 – Queda:   É o homem querer ser independente de Deus (eu quero saber por mim  mesmo o que é certo e o que é errado – árvore do conhecimento do bem e do mal).
  – Condenação:   É Deus deixar que o homem viva longe dele.
 Expiação:   É o desviar da ira de Deus para a cruz de Cristo, levando à  reconciliação.
 Reconciliação:  É Deus trazer de volta o homem à sua dependência.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s