A.T: Estudo 12

ESTUDO 12:

 O REINO – Dependência de Deus:

 I-        História:
Na época de Samuel o povo de Israel pediu um rei.  Não queriam mais ser governados por juízes, queriam ter um rei como todas as outras  nações.
Saul, Davi e Salomão foram os três primeiros reis, e cada um reinou por quarenta anos. Nesses cento e vinte primeiros anos de monarquia o rei reinava sobre as doze tribos, como um só povo. 
Porém, quando Roboão, filho de Salomão herdou o trono, ele tomou medidas que  desagradou o povo, e o reino foi dividido em:  Reino do Norte  (10 tribos)  e  Reino do Sul (2 tribos: Judá e Benjamim)  –  945 a.C.
A bíblia narra a história dos reis nos livros de Samuel, Reis e Crônicas. E chama o reino do norte de Israel e o reino do sul de Judá. Uns reis faziam o que era bom e outros faziam o que era mau perante o Senhor, e disso dependia seu sucesso ou fracasso.

 II-      Dependência de Deus:
Destacaremos três reis para mostrar que:  viver em total dependência de Deus, e fazer o que é bom aos olhos do Senhor, é essencial, primeiramente para glorificar a Deus, e também para ser bem sucedido em tudo o que fizer.
1.        Davi:   Dependendo de Deus para tomar decisões.  (1025-985 a.C.)
A bíblia afirma várias vezes: “ Davi consultou ao Senhor… então, Davi voltou a consultar ao Senhor”   I Samuel 23:2       II Samuel 2:1          II Samuel 5:19
Davi consultava a Deus para as estratégias nas batalhas, e  obedecia o tempo e o modo de Deus.  E, a Palavra de Deus diz que: “O Senhor dava vitórias a Davi aonde quer que fosse”, e, “…Ia Davi crescendo em poder cada vez mais porque o Senhor,  Deus dos exércitos  era com ele.”  II Samuel 8:14b.
Davi foi chamado de “o homem segundo o coração de Deus.”
2.        Salomão: Dependendo da sabedoria de Deus para reinar. (985-945 a.C.)
I Reis 3: 5 a 10  – “Pede-me, o que queres que eu te dê”. “Dá-me sabedoria para governar tão grande povo, pois não passo de uma criança”.
 A partir desse diálogo de Deus com Salomão, um inestimável legado foi deixado para a Igreja – os livros de Provérbios, Eclesiastes e Cantares.
Salomão desejou a sabedoria de Deus acima de tudo, e decidiu depender da sábia direção de Deus para reinar.
Em Provérbios ele faz convites para buscarmos a sabedoria como  tesouros preciosos. Ele deixou conselhos práticos para a nossa vida diária, e acima de tudo Salomão nos chama a depender da total soberania de Deus, dizendo:
– “ O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa vem dos lábios do Senhor.”  Pv. 16:1
– “A sorte se lança no regaço, mas do Senhor procede toda decisão.” Pv.16:33
– “Confia ao Senhor as tuas obras, e os teus desígnios serão estabelecidos.” Pv.16:3
– “O coração do homem traça o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos.”Pv.16:9
–  “Os passos do homem são dirigidos pelo Senhor.” Pv. 20:24
3.        Josafá:  Dependendo de Deus nos momentos sem saída.  (886-864 a.C.)
II Crônicas 20: 2 a 6 e 12.
“Em nós não há forças…nem sabemos o que fazer, porém, os nossos olhos estão postos em ti.”
A resposta de Deus a esse clamor foi:  “ Nesta batalha não  tereis que pelejar, tomai posição, ficai parados, e vede o livramento do Senhor.  Não temais, nem vos assusteis.”  II Crônicas 20:17
Foi o desejo de ser independente de Deus que levou o homem a pecar. E foi o grande amor de Deus e sua misericórdia que nos trouxe de volta à dependência dele.
Jesus disse: Permanecei em mim e na minha Palavra, pois sem mim nada podeis fazer. João 15
A história dos reis foi escrita para nosso ensino. Servimos ao mesmo Deus, que dá estratégias nas lutas, sabedoria e socorro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s