A.T: Estudo 14

ESTUDO  14:

ALIANÇA:

I-    História:
Para falarmos de aliança precisamos retomar a história:
–  No princípio criou Deus os céus a terra e o homem;
–  A humanidade se corrompeu ao extremo, e Deus mandou o dilúvio, preservando Noé e sua família;
–  Deus se revela a Abraão, e começa a fundação de uma  nação  –  Israel;
–  Este povo se torna escravo no Egito, são libertos e segue rumo a Canaã, atravessando  um deserto, onde  a lei é entregue através de Moisés;
–  Israel se estabelece como nação;
–  Tempo do reino (Davi prefigura o reino eterno de Cristo);
–  Tempo dos profetas.
 
II-       Aliança:                 
Deus chamou um povo a quem se revelou e com quem fez uma aliança.
Os termos dessa aliança consiste em :
 “Vós sereis o meu povo, e Eu serei o vosso Deus.”  Jeremias 11:4
Aliança não é apenas um acordo, mas um vínculo de sangue. É eterna.
O termo aliança é usado 280 vezes no Velho Testamento. No hebraico os termos paralelos à palavra “aliança” são: Estatuto, Preceitos, Palavra, Testemunhos, Misericórdia.
A aliança divina imprime um caráter especial, e cria na pessoa uma consciência de unidade, direito, culto, dependência, e a certeza de pertencer.
 A ideia de aliança para os patriarcas era muito forte. Eles sabiam que eram escolhidos de Deus.

III.     Principais alianças:
1- Aliança Adâmica –  Em Gênesis 3.15 Deus diz que o “o descendente da mulher  (Jesus) esmagaria a cabeça da serpente (satanás)”.  É a aliança feita com o homem, na promessa de um Salvador.
2- Aliança com Noé:   “Contigo estabelecerei minha aliança. Entra na arca tu e tua família”. Gênesis 6:18.  É aliança para preservação do homem.
3- Aliança Abraâmica:   Em Gênesis 12: 1 a 3 Deus prometeu à Abraão: “De ti farei uma grande nação… em ti serão abençoadas todas as famílias da terra.”      Essa aliança alcança Israel e futuramente todas as nações.
4- Aliança Sinaítica:  É a aliança feita com Moisés no monte Sinai, onde Deus entregou a lei escrita em tábuas, sendo esta várias vezes chamada de “O livro da Aliança” e “As tábuas da aliança”.
5- Aliança Davídica:     Acontece quando Deus promete a Davi que seu reino seria eterno, referindo-se ao  Rei dos reis que reinaria eternamente, Jesus, sendo este da descendência de Davi.  II Samuel 7:8-16
6- Aliança com a Igreja:  Jeremias capítulos 31,32,33 fala de uma nova aliança, referindo a “um renovo que brotará de Davi” – “Farei com eles uma aliança eterna, segundo a qual não deixarei de lhes fazer o bem; e porei o meu temor no seu coração, para que nunca se apartem de mim.” (Jeremias 32:39,40).   Jeremias, ainda, diz que uma lei seria impressa na mente e inscrita no coração – “Então, Eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.” Jeremias 31:33
 Esta é uma das mais belas promessas da bíblia, revelando o imenso amor de Deus.
Cada aliança aponta para a outra e complementa o propósito de Deus, resumindo nesta última aliança de Deus com sua Igreja.
Nessa nova aliança somos templo do Espírito Santo.  Pois após o sacrifício de Jesus, que derrubou todas as barreiras, Deus habita no coração daquele que crê.     

IV-        Gratidão e compromisso:
 Quão grande é nosso privilégio!  No Antigo Testamento buscava-se de longe um profeta para consultar a Deus.  Hoje, aquietando na presença de Deus, e atentando para o Espírito em nós, ouvimos sua voz, sua direção, seu consolo.   Meditando na bíblia,  entendemos os princípios de Deus pela iluminação do Espirito Santo.
“Os filhos de Deus são dirigidos pelo Espírito de Deus.” (Romanos 8:14)
“O Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.” (Romanos 8:16)
Muitos anelaram a experimentar o  que vivemos hoje, mas só contemplaram de longe a promessa.
Jesus dizia em particular para seus discípulos: “A vós outros é dado conhecer os mistérios do reino de Deus.”  (Mateus 13:11)
 Não desprezemos os grandes benefícios da nova aliança.
Desfrute da graça de Deus com temor, santidade e alegria. Ande na luz da sua presença.  Ouça a sua voz e atenda. Cultive a gratidão, alegre-se, cante louvores!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s