ESTUDO 01:
A BÍBLIA:
I – Esboço da História Bíblica:
Deus criou o homem. Houve a queda. O pecado separou o homem de Deus e corrompeu toda criação. Deus apresentou o plano de redenção do homem, e o fez chamando Abraão para fundar uma nação, mediante a qual o plano seria executado.
Os descendentes de Abraão viveram como estrangeiros em Canaã e no Egito, de onde foram levados à terra prometida, sob a direção de Moisés, atravessando o deserto e tomando posse da terra de Canaã. Foram ali estabelecidos como a nação de Israel, sob a liderança de juízes, reis, profetas e sacerdotes.
Encerrou-se o Antigo Testamento, e 400 anos depois nasceu Jesus, o messias prometido, que realizou sua obra, morreu pelos pecados do homem, ressuscitou, e subiu aos céus.
Jesus enviou seus discípulos para contar sua história e apresentá-lo como Senhor e Salvador a todas as nações.
Assim, o Antigo Testamento descreve uma nação, e o Novo Testamento descreve um homem – Jesus (Deus encarnado).
A história de toda a bíblia é a história da redenção, por isso Jesus é o centro.
II – Estrutura da bíblia:
A bíblia possui 66 livros. Sendo 39 livros do Antigo Testamento e 27 livros do Novo Testamento.
Ela foi escrita por mais ou menos quarenta homens inspirados por Deus, em um período de mais ou menos 1.600 anos – de Moisés (Pentateuco) a João (Apocalipse)
Esses quarenta homens pertenciam a níveis culturais, sociais e econômicos diferentes. Dentre eles há reis, sacerdotes, pastor de ovelhas, boiadeiro, agricultor, pescadores, médico, teólogo, e outros. Apesar de escrita em estilos variados e em épocas tão distantes, existe uma harmonia entre os 66 livros. Isso aponta para o fato de que a bíblia foi inspirada por uma mente única.
Para melhor compreensão do seu conteúdo histórico, apresentaremos os 66 livros da bíblia em oito grupos:
1. Os 39 livros do Antigo Testamento:
Pentateuco: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.
Históricos: Josué, Juízes, Rute, I Samuel, II Samuel, I Reis, II Reis, I Crônicas, II Crônicas, Esdras, Neemias, Ester.
Poéticos: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cantares.
Proféticos: Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.
2. Os 27 do Novo Testamento:
Evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas, João.
Atos (dos apóstolos)
Epístolas: Romanos, I Coríntios, II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I Tessalonicenses, II Tessalonicenses, I Timóteo, II Timóteo, Tito, Filemom, Hebreus, Tiago, I Pedro, II Pedro, I João, II João, III João, Judas.
Apocalípse
III – Bíblia – A Palavra revelada:
Revelação: É a exposição da verdade dada por Deus.
Inspiração: È a recepção e o registro da verdade, trazendo a revelação escrita.
Iluminação: È a apreensão e compreensão da verdade. Para haver entendimento é preciso iluminação no coração e na mente, dada pelo Espírito Santo.
“Toda escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para repreensão, para correção e educação na justiça.” II Timóteo 3:16
“Desvenda, Senhor, os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei.” Salmos 119:18
Ler: I Coríntios 2:13 II Pedro 1:21 Hebreus 1:1 I Pedro 1:1
“O vigor de nossa vida espiritual está na proporção exata do lugar que a bíblia ocupa na nossa vida e em nossos pensamentos. Faço esta declaração baseado na experiência de 54 anos. Já li a bíblia toda 100 vezes, e sempre com o maior deleite. Cada vez se me apresenta como um livro novo. Considero perdido o dia que não me detive a meditá-la.” George Müller
http://www.encontrosecaminhos.com