A.T: Estudo 08

ESTUDO 08:

 MOISÉS – Aprendendo a andar com Deus em obediência:

I-        A história:  
O último capítulo de Gênesis relata a morte de José. Antes de morrer ele pediu para levar seus ossos para a terra prometida (Canaã), crendo que Deus, com certeza, cumpriria sua promessa.   Gênesis 50:22 a 26.
Por isso José foi citado como um dos heróis da fé, em Hebreus 11:22 . (confira)
Êxodo, o segundo livro da bíblia, inicia contando como o povo hebreu (assim eram chamados naquele tempo) cresceu e multiplicou no Egito, e como foi escravizado. Relata, também o nascimento de Moisés, que foi criado no palácio pela filha de Faraó, onde ”foi instruído em  todas as ciências do Egito”.
Deus o preparava, conforme os seus propósitos, para ser um grande líder.
Deus usou Moisés e Arão diante de Faraó com sinais (10 pragas), e o povo foi liberto da escravidão do Egito, indo em direção à Canaã, onde eles seriam estabelecidos como uma nação, conforme a promessa de Deus à Abraão.
Para isso eles atravessariam um deserto.
 
II-      O Livro da Aliança – Deus ensinando seus princípios, e estabelecendo seus mandamentos:
Êxodo 19: 3 a 6  e  Êxodo 20:18  a  20  – Estas palavras foram ditas no monte Sinai, onde Deus manifestou a sua presença de forma gloriosa e tremenda diante deles.
Deus fez uma aliança com seu povo. Os termos dessa aliança foram escritos  no  Livro da Lei. Eram mandamentos a serem obedecidos;  revelações do caráter de Deus e de seus princípios a serem observados, e muitas promessas.
 Então, andar com Deus requer obediência. E, só podemos obedecer:
1- Conhecendo os preceitos de Deus, ou seja , lendo e meditando na sua palavra:    “Errais não conhecendo as escrituras”  Mateus 22:29
2- Conhecendo o coração do Pai, e, consultando a Sua vontade, para nossas vidas: “Procurai compreender qual a vontade do Senhor.” – Efésios 5:17     “Sabemos que O temos conhecido, se guardamos os seus mandamentos.”  –  I joão 2:3
3- Ouvindo a voz do Espírito Santo, que habita em nós e fala ao nosso coração:
“Guia-me o teu bom Espírito por terreno plano.”     Salmos  
“ O Espírito vos ensinará todas as coisas…”  João 14:26
Não precisamos nos preocupar com a lista do que podemos ou não fazer, Jesus disse: “O meu mandamento é este:  que vos ameis uns aos outros assim como eu vos amei” João 15:12, E, Paulo diz que quem ama não adultera, não cobiça, não ofende… de sorte que o cumprimento da lei é o amor.
 
III-  Os benefícios da obediência:
1- Grande recompensa:  O Salmo 19 diz que os mandamentos do Senhor são puros, retos, desejáveis… e que em os guardar há grande recompensa.  Salmos 19:11
2- Bem-aventurado em tudo o que realizar:  “Aquele que considera atentamente na lei perfeita…não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, é bem aventurado em tudo o que realizar.”  Tiago 1:25
3- Casa edificada sobre a rocha:  Em Lucas 6:46 a 49, Jesus ensina que existem dois fundamentos a rocha e a areia. Aquele que ouve a Palavra e a pratica (obediência) é como o que tem os alicerces de sua casa sobre a rocha. E, mesmo quando vem a tempestade ela não se abala.
Obedecer requer decisão. E, quase sempre requer atitude imediata.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s