ESTUDO 08:
MOISÉS – Aprendendo a andar com Deus em obediência:
I- A história:
O último capítulo de Gênesis relata a morte de José. Antes de morrer ele pediu para levar seus ossos para a terra prometida (Canaã), crendo que Deus, com certeza, cumpriria sua promessa. Gênesis 50:22 a 26.
Por isso José foi citado como um dos heróis da fé, em Hebreus 11:22 . (confira)
Êxodo, o segundo livro da bíblia, inicia contando como o povo hebreu (assim eram chamados naquele tempo) cresceu e multiplicou no Egito, e como foi escravizado. Relata, também o nascimento de Moisés, que foi criado no palácio pela filha de Faraó, onde ”foi instruído em todas as ciências do Egito”.
Deus o preparava, conforme os seus propósitos, para ser um grande líder.
Deus usou Moisés e Arão diante de Faraó com sinais (10 pragas), e o povo foi liberto da escravidão do Egito, indo em direção à Canaã, onde eles seriam estabelecidos como uma nação, conforme a promessa de Deus à Abraão.
Para isso eles atravessariam um deserto.
II- O Livro da Aliança – Deus ensinando seus princípios, e estabelecendo seus mandamentos:
Êxodo 19: 3 a 6 e Êxodo 20:18 a 20 – Estas palavras foram ditas no monte Sinai, onde Deus manifestou a sua presença de forma gloriosa e tremenda diante deles.
Deus fez uma aliança com seu povo. Os termos dessa aliança foram escritos no Livro da Lei. Eram mandamentos a serem obedecidos; revelações do caráter de Deus e de seus princípios a serem observados, e muitas promessas.
Então, andar com Deus requer obediência. E, só podemos obedecer:
1- Conhecendo os preceitos de Deus, ou seja , lendo e meditando na sua palavra: “Errais não conhecendo as escrituras” Mateus 22:29
2- Conhecendo o coração do Pai, e, consultando a Sua vontade, para nossas vidas: “Procurai compreender qual a vontade do Senhor.” – Efésios 5:17 “Sabemos que O temos conhecido, se guardamos os seus mandamentos.” – I joão 2:3
3- Ouvindo a voz do Espírito Santo, que habita em nós e fala ao nosso coração:
“Guia-me o teu bom Espírito por terreno plano.” Salmos
“ O Espírito vos ensinará todas as coisas…” João 14:26
Não precisamos nos preocupar com a lista do que podemos ou não fazer, Jesus disse: “O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros assim como eu vos amei” João 15:12, E, Paulo diz que quem ama não adultera, não cobiça, não ofende… de sorte que o cumprimento da lei é o amor.
III- Os benefícios da obediência:
1- Grande recompensa: O Salmo 19 diz que os mandamentos do Senhor são puros, retos, desejáveis… e que em os guardar há grande recompensa. Salmos 19:11
2- Bem-aventurado em tudo o que realizar: “Aquele que considera atentamente na lei perfeita…não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, é bem aventurado em tudo o que realizar.” Tiago 1:25
3- Casa edificada sobre a rocha: Em Lucas 6:46 a 49, Jesus ensina que existem dois fundamentos a rocha e a areia. Aquele que ouve a Palavra e a pratica (obediência) é como o que tem os alicerces de sua casa sobre a rocha. E, mesmo quando vem a tempestade ela não se abala.
Obedecer requer decisão. E, quase sempre requer atitude imediata.