ESTUDO 06:
ABRAÃO – Propósito, Revelação, Adoração:
I- Deus e a história:
Ler Gênesis 9:18-19
Depois do dilúvio saíram da arca oito pessoas: Noé, sua esposa, seus três filhos e noras. Dos três filhos de Noé – Sem, Cam e Jafé, surgiram três povos diferentes.
Abraão é descendente de Sem. (por isso, às vezes os judeus são chamados de semitas). Em Gênesis 11 descreve a descendência de Sem, chegando a Abraão, no verso 26: “Terá gerou Abrão, Naor e Harã.”
Assim, na nona Geração de Sem nasceu Abraão. (1967 a.C.) Nessa época os povos haviam se afastado de Deus, construindo a torre de Babel, servindo a outros deuses. O próprio Terá – pai de Abraão era idólatra. (Josué 24:2) Abraão vivia em meio à idolatria quando Deus se revelou a ele e o chamou.
II- O chamado de Abraão e os propósitos de Deus:
Ler Gênesis 12.1-9
Após a queda do homem, Deus prometeu o salvador. Então Ele planejou formar um povo, ao qual Ele ensinaria seus caminhos, e no meio do qual nasceria Jesus.
Deus começou chamando um homem – Abrão, e lhe fazendo uma promessa: “De ti farei uma grande nação. Em ti serão benditas todas as famílias da terra.” Gênesis 12:1-3
Hoje, mais ou menos 4.000 anos depois, fazemos parte dessa família bendita, através de Jesus, o qual, como homem, nasceu da descendência de Abraão.
III- Revelação e adoração:
Desde Gênesis à Apocalipse conhecemos um Deus que se revela, que se dá a conhecer ao homem.
O homem foi criado para glorificar e adorar a Deus.
Por isso, quando não há revelação no coração do homem sobre o Deus verdadeiro, ou seja, quando o homem não conhece a Deus, através de Jesus, então, ele inventa deuses para si. Há civilizações que adora o sol, a lua, estátuas, pedras, até a vaca, como na Índia.
À luz da história de Abraão, nos textos abaixo, vemos que a resposta do homem à revelação é a adoração.
Ler Gênesis 12: 1,7 e 8 e 13: 14 e 18
“Disse Deus a Abraão…. apareceu o Senhor a Abraão… E, …”Ali Abraão edificou um altar ao Deus que lhe aparecera.”
A revelação de Deus consiste em saber quem Ele é, quem nós somos em Deus, o que Ele requer de nós, e quais são os propósitos através das nossas vidas.
Assim, quando Deus se revelou a Abraão, Ele falou:
1. Quem Ele é – “Eu sou o Deus Todo-poderoso.” (Gênesis 17:1)
2. Quem seria Abraão – “De ti farei uma grande nação”. (Gênesis 12:2)
3. O que estava requerendo de Abraão – “Anda na minha presença e sê perfeito” (Gênesis7:1)
4. Quais eram seus propósitos– “Em ti serão benditas todas as famílias da terra.”(Gênesis 12:3)
Deus se revelou a nós. Ele nos convida a buscar conhecê-lo mais, entender nossa identidade nele, andar na sua presença e cumprir seus propósitos.