ESTUDO 09:
TENTAÇÃO:
Conforme Efésios 2: 2 a 3 existem três elementos que induzem o homem a pecar: o mundo, os principados e potestades e a carne.
I- O Mundo:
A bíblia diz em João 3:16 que Deus amou o mundo de tal maneira…e, em I João 2:15 somos exortados a não amar o mundo. Neste primeiro texto o mundo significa a humanidade. Porém, no segundo texto e em Efésios 2:2,3 o mundo significa o sistema de valores corrompidos, voltados contra Deus, produto de uma sociedade humana em rebelião.
O pecado atingiu o homem e a natureza; assim, infiltrou-se na história, na cultura. Ou seja, o mundo molda as pessoas para que pensem e ajam de uma maneira distorcida, fora dos padrões da Palavra, ao contrário dos valores do reino de Deus.
Então, o “mundo” (o sistema de valores corrompidos) induz o crente a pecar. Porém o crente em Jesus, nascido de novo, pode ter vitória sobre o pecado; vigiando e não cedendo à tentação.
– Como vencer o mundo:
Romanos 12:1,2 – A Palavra de Deus nos exorta a não nos conformar com este século (mundo), ou, a não permitir que o mundo nos molde conforme seus padrões de pensamentos e valores. “Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente.”- É a leitura e meditação da palavra que renova a nossa mente.
Filipenses 4:8- Que tipo de pensamento tem ocupado a nossa mente?
Sl1:1,2 e I Co 15:33 – Em que temos meditado? Em que tipo de “roda” temos nos assentado?
Aquilo que pensamos, as conversas e conselhos que temos ouvido são sementes para a nossa mente, que forma nossos valores e padrões de comportamento.
II- Principados e potestades:
O “mundo” é o sistema de valores corrompidos. Principados e potestades é o que governa o “mundo”.
Satanás é o príncipe do mundo. (Jó 12:31; 14:30) O mundo está dominado pelo maligno. ( I João 5:19)
Então, principados e potestades são poderes malignos invisíveis que governa a estrutura social, infiltrando valores e ideias imundas e enganosas, provocando um resultado visível e caótico.
– Como vencer principados e potestades:
– Revestir de Deus: (Efésios 6:10-18) – Ser salvo e justificado em Jesus é primeira condição da vitória; Crer é escudo que protege; andar na verdade, permanecendo na Palavra, orando.
– Resistir ao diabo (Tiago 4:7) Se opor, não ceder, repreender conhecendo sua autoridade em o nome de Jesus
– Declarar a Palavra: (Mateus 4:1-11) É preciso conhecê-la e nela estar firmes. Veja exemplos de Jesus no deserto, e Eva no jardim. Foram ambos tentados pelo diabo, que queria seduzi-los, citando e distorcendo a Palavra de Deus. Não foram tentados pela carne (pois não foram concebidos em pecado) e nem pelo mundo, no caso de Eva. (pois ainda não estava corrompido).
Jesus venceu a tentação declarando a palavra, firmado no propósito ao qual tinha vindo ao mundo.
III- A Carne:
Gálatas 5:16-21 – Luta do espírito contra a carne
No sentido do texto acima, “carne” se refere à natureza humana, à tendência para o pecado dentro do homem.
– Na carne não habita bem algum -. Romanos 7:18
– A inclinação da carne é inimizade contra Deus e gera morte – Romanos 8:6-8
– Os que estão na carne, ou seja, fazendo a sua própria vontade não podem agradar a Deus –
A carne nos tenta a atender aos nossos desejos. Se cedermos a tentação da carne, as obras que ela produz podem ser: ira, cobiça, bebedice, prostituição, inveja, glutonaria, discórdia, etc. É tudo o que for contrário aos frutos que o Espírito Santo quer gerar em nós.
– Como vencer a carne:
– Crucificar a carne – Gálatas 5:24
– Fazer morrer / Mortificar a carne – Colossenses 3:5 / Romanos 8:12,13
-Despir do velho e se revestir do novo – Colossenses 3: 8-10
– Fugir – I Coríntios 6:18 II Timóteo 2:22
– Andar no Espírito – Gálatas 5:16
O homem só pode vencer o pecado, depois de nascido de novo, convertido em Cristo Jesus, antes disso, ele é escravo do pecado.
Tentação não é pecado. Porque o pecado em si não consiste nos desejos da carne, mas em render à vontade de satisfazê-los. Essa vontade é egoísmo, é cobiça. E quando a vontade se rende aos desejos gera atos pecaminosos.
Jesus foi tentado, e nunca pecou.
Quando o crente busca andar no Espírito, o Espírito Santo atrai a sua atenção para a verdade, controla a vontade, e o coração se volta para Deus. Esse é um processo contínuo na vida do crente, que é chamado de Santificação, conforme veremos no próximo estudo.
Mundo: é o sistema de valores corrompidos da sociedade
Principados e potestades : é o que governa o “mundo”
Carne: é a natureza pecaminosa, a tendência interna ao pecado.
http://www.encontrosecaminhos.com