N.T: Estudo 07

ESTUDO 07:

A PALAVRA DE DEUS:

I-     Deus fala:

Deus se revelou pela Sua Palavra.
O termo “a Palavra de Deus” é usado na bíblia com sentidos diversos:
1.  Palavra encarnada – JESUS, o Verbo de Deus, que expressou o Pai e seus propósitos  – “Outrora, Deus falou aos nossos pais pelos profetas, hoje nos fala em Jesus.”   Hb.1:1
2.  A Palavra decretada por Deus, pela qual todas as coisas vieram a existir – “Haja…”Gn.1
3.  A Palavra dada aos homens através dos profetas: “Assim diz o Senhor…”
4.  A Palavra expressada por Deus, pelo Espírito Santo, ao coração daquele que crê, – ” Eu  vos enviarei o Espírito Santo…Ele vos guiará a toda verdade, e vos falará o que ouvir do   Pai”  (João 16:13;  14:26)
5.  A Palavra escrita – A Bíblia, também chamada de “as escrituras sagrada”.      
– Dt. 31:24:  “Tendo Moisés acabado de escrever as palavras desta lei num livro, deu ordem… lerás estas palavras diante do povo, para que ouçam, e aprendam, temam o Senhor nosso Deus, e cuidem de cumprir todas as palavras desta lei, e a ensinem a seus filhos…” 

Neste estudo veremos sobre a Bíblia – A Palavra  escrita por “homens santos que falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.” (I Pedro 1: 21);  a qual conforme II Timóteo 3:16 é “toda inspirada por Deus e útil para o ensino…” 
 Logo, é essa a forma da Palavra de Deus disponível a ser examinada e  estudada, e que Ele nos ordena a nela meditar.

II-      Crescendo pela Palavra:

Assim como “pela fé cremos que o Universo foi formado pela Palavra de Deus”, cremos que a bíblia foi escrita e preservada pela vontade e fidelidade de Deus. Por isso nós a lemos e a recebemos como Palavra de Deus, firmados na sua total autoridade sobre a nossa vida.
Não há outra maneira de relacionar com a bíblia a não ser pela fé, e  só então experimentaremos  o seu poder transformador.

O salmo dezenove exalta a excelência da  Palavra de Deus. Diz que ela  é “perfeita, e restaura a alma; é fiel, e dá sabedoria; é reta, e alegra o coração; é pura, e ilumina os olhos.”  E, ainda, que a Palavra “é mais desejável do que o ouro depurado, e mais doce que os favos de mel”, e  que “em guardá-la há grande recompensa”
A Palavra traz crescimento de várias maneiras:

1.    Alimentando:   
– “Desejai  ardentemente, como crianças recém-nascidas,  o genuíno leite espiritual, para que por ele vos seja dado o crescimento…”  I Pedro 2: 1-2.
– “Não só de pão viverá o homem, mas de toda Palavra que procede da boca de Deus.”
– “Habite ricamente em vós a Palavra de Cristo, instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente…”  Colossenses 3: 16
A Palavra de Deus nos alimenta espiritualmente, nos fortalece na fé e renova a nossa mente.  Sua leitura diária é imprescindível para o nosso crescimento.

2.    Conhecendo a Deus:  
Em Oséias 6: 3a  diz: “Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor…”
Deus se revelou, primariamente, nas coisas criadas; porém Ele se  faz conhecido aos seus filhos, por tudo o que está registrado na bíblia,  onde aprendemos muito sobre  quem Ele é, quais são seus princípios e propósitos.
E, conhecer a Deus não se limita à quantidade de informações que temos sobre Ele, por isso é imprescindível a Revelação do Espírito de Deus em nosso coração, no estudo da Palavra. 

É tão importante buscar conhecer a Deus, que Jesus disse que “A vida eterna é: conhecer a Deus.” (João 17:3)  Então, conhecer a Deus consiste em experimentar desde já a excelência da vida eterna, vida abundante, a vida de Deus em nós. E isso está diretamente ligado à  intimidade com  a Palavra.
João 5;39-40 – “Examinai as escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas testificam de mim…”

3.    Conhecendo Sua vontade:            
– Salmos 119: 105:  “Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra, e luz para os meus caminhos.”        
– Efésios 5:17; “Portanto, não sejais insensatos, mas procurais compreender qual a vontade do Senhor.”
A preciosidade de conhecer a vontade de Deus não consiste em nos livrar da ansiedade quanto ao futuro, ou em nos livrar do medo de errar, mas em andar alinhados Àquele que nos chamou a servir aos propósitos do Reino, e  a experimentar viver a excelência.

O servo fiel se empenha em saber a vontade de Seu Senhor, para, em tudo, agradar-lhe.
Em Deuteronômio 29:29b diz que aquilo que de Deus é revelado pertence a nós e nossos filhos, para que os cumpramos, e por ele tenhamos vida.

4.    Meditando:
– Deus ordena Josué a meditar no “Livro da Lei”, dia e noite, para ter o cuidado de cumprir o que nela está escrito, para que ele pudesse prosperar em seus caminhos.  Josué 1:6-8
– Em salmo 1:3 diz que “aquele que tem prazer na lei do Senhor, e nela medita dia e noite, ele será bem sucedido em tudo o que realizar, e será como árvore plantada junto às águas, que dá seu fruto no devido tempo, e cujas folhagens não murcham .”

Tempo diário com a Palavra de Deus exige disciplina e determinação. É nesse tempo a sós com Deus que somos supridos, que encontramos sabedoria, direção e conselhos para a nós e para repartir.   
A reflexão nos faz discernir todas as coisas, porque refletir na Palavra é pensar com a mente de Cristo, é estar na presença daquele a quem pertencemos.
No Salmo 119, o salmista fala das grandezas e maravilhas da Palavra de Deus, e dos benefícios que traz àqueles que nela meditam, que por ela dirigem seus caminhos e aos seus preceitos obedecem. Nesse salmo ela é chamada de: leis,  estatutos, mandamentos, prescrições, decretos, palavras, testemunhos, ordenanças…
Leia repetidas vezes este salmo, lenta e atenciosamente, com a mesma atitude do salmista no verso 18:  “Abre, Senhor, os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua Lei.”

Cabe aqui recordar a fala de George Müller:  O vigor de nossa vida espiritual está na proporção exata do lugar que a bíblia ocupa na nossa  vida e em nossos pensamentos.  Faço esta declaração baseado na experiência de 54 anos. Já li a bíblia toda 100 vezes, e sempre com o maior deleite. Cada vez se me apresenta como um livro novo. Considero perdido o dia em que não me detive a meditá-la.”    

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s