N.T: Estudo 02

ESTUDO 02:

A MISSÃO DE JESUS ENTENDIDA NO SEU BATISMO E TENTAÇÃO:

I-          História:
Até aqui a história bíblica descreveu uma nação, de onde através de profetas Deus prometeu  o Messias (ungido);  o Emanuel (Deus conosco).
A partir no Novo Testamento a bíblia descreve a vida e obra de Jesus, e a história de seus seguidores.
Mas, Isaias profetizou que antes que o Messias se revelasse, viria João Batista, filho do sacerdote Zacarias e Izabel,  como a “voz que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, fazei  veredas retas para os vossos pés.” (Isaías 40:3) 
João Batista anuncia que o “Reino de Deus” se aproxima, chama o povo ao arrependimento, e diz: “Após mim, vem aquele que é mais poderoso do que eu”.  Mateus 3:11
 II-         O Batismo de Jesus:
                    Mateus  3:13-17
 Jesus é batizado por João Batista no rio Jordão. 
O batismo de Jesus é um momento forte e revelador:
1.      Ali Jesus se solidariza com o pecador, batizando com ele;   vs.15
2.     Os  céus são abertos e o Deus  Yaweh  fala  como o Pai;     vs. 16
3.     A voz dos céus aponta para o ministério de Jesus, como o Filho de Deus, o Messias prometido.   Vs 17
 Logo após seu batismo Jesus é  levado pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo  diabo. 
                                                           
III-    A Tentação de Jesus:      Leia Lucas  4:1-13
 Este texto não se refere a três tentações, mas na insistência de uma tentação.  O diabo tentou Jesus a fazer coisas impactantes, miraculosas para provar quem era; a usar de domínio e poder para impressionar.
1.  “Manda que estas pedras se transformem em pães” –    Se Jesus assim o fizesse, estaria escolhendo o caminho mais fácil. Mas, “Jesus continua com fome e as pedras continuam sendo pedras”,  porque “Não só de pão viverá o homem.”
2.  “Atira-te do pináculo do templo”  –  Assim Jesus não precisaria percorrer todo o caminho de sofrimento, todos se admirariam de seu poder. É a tentação de ser grandioso.  
 Jesus não buscou nenhum milagre para livrá-lo da hora da perseguição, da tortura e da morte de cruz.  Os milagres que Ele fez só serviram às pessoas, e nunca a Ele mesmo.  Mateus 26:53
3.  “Te darei todos os reinos deste mundo, se prostrado me adorares”   –    Jesus não cobiçou o poder dominador.  Pelo contrário, Ele esvaziou de sua glória e poder divinos, para viver entre nós, como o servo sofredor. E  tudo que Jesus fez neste mundo, foi pelo poder do Espírito Santo, cumprindo a vontade do Pai.
Jesus tinha um único propósito – falar as palavras do Pai, cumprir a vontade do Pai, e agradar ao Pai que o enviou. ( João 4:34;    5:30,35;    8:29) 
 
IV – O Caminho da cruz:
“O Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir  e dar a sua vida…”  Mc 10:45
“É necessário que o Filho do homem sofra muitas coisas, seja morto, e ressuscite ao terceiro dia…”   (Mateus 16:21)
Jesus sabia quem Ele era, (Este é meu Filho amado em quem me comprazo) sabia por que veio, e com profundo senso de propósito, seguiu a sua missão  “até a morte, e morte de cruz.”
A vaidade de impressionar pessoas se opõe ao exemplo de Jesus – de negar a si mesmo.  A mesma tentação assalta muitas vezes o coração do crente em relação ao seu ministério.
A nossa identidade deve estar firmada no fato de que somos filhos de Deus, e que Ele nos amou primeiro. Antes de fazermos qualquer coisa, antes mesmo de conhecê-lo, Ele nos amou.  Confiantes no amor do Pai, nós não temos necessidade de causar impacto, ser espetacular, nem usar de domínio e poder.  (I João 4:10)
Nosso único propósito deve ser agradar a Deus. Depender do Espirito Santo, e deixá-lo falar através de nossas vidas.  Nosso maior desejo deve ser cumprir os propósitos de Deus em nós e através de nós.  Precisamos  conhecer a nossa vocação, e não perder o foco.
Após o batismo e a tentação inicia-se o  ministério público de Jesus.

 

http://www.encontrosecaminhos.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s